domingo, 28 de março de 2010

Será que vale a pena?

Medo, ansiedade, tensão, stress...Será que tudo isso vale a pena?
São defetios que temos que mudam em nós mesmos. Ou vai dizer que v6 gostam de sentir isso?
Gostam de sentir aquele nervosismo antes de fazer uma prova? Gostam de sentir aquele desespero quando estão sendo avaliados? Eu sinceramente não. Porém tenho que conviver com isso, por serem alguns dos meus maiores defeitos. Defeitos que eu tento eliminar de mim, mas não consigo. É inevitável, é mais forte. Sempre que eu tinha algo muito importante para fazer como uma prova bimestral ou uma apresentação de trabalho, por exemplo, ficava a mil! Minhas mãos tremiam, pingavam de suor, minha voz não queria sair, meu olhar era de medo, e eu começava a gaguejar...só pensava em me sair bm e não errar nada. E isso acabava me fazendo errar coisas que era só ter mais atenção. Entretanto minha atenção estava voltava para meu nervosismo. Ficava horas para fazer uma única prova, conferia várias vezes, olhava a ortografia, as alternativas, exatamente TUDO. Entregava e achava que tinha ido mal. Pq? Pq eu estava com tanto medo de ir mal que eu simplesmente não confiava em mim, e chorava por pensar que não tinha me saído bm. Chorava, chorava, chorava, chorava até não ter mais lágrimas. Depois, quando eu via a prova tirava quanto? 8,5 ; 9,0 ; 9,5 ; 10,0...meu sorriso ficava grande, e eu ficava tão feliz que todos me chamavam de boba. Falavam que eu fico falando que tinha ido mal e depois eu ia bm. Desculpa se eu sou uma pessoa que não acredita em si próprio! Se eu pudesse corrigir isso em mim seria uma das primeiras coisas que eu iria fazer.
Isso é o que muitas pessoas não entendem. Tem coisas que são psicológicas e que a gente não consegue melhorar. Se as pessoas entendessem isso, poderiam nos ajudar a melhorar esses pontos não só em mim, mas em outras várias pessoas. Basta ter paciência e compreensão. Mais nada.
Eu levava garrafas de água e açúcar para poder me acalmar e me concentrar na prova. E o que falavam? Que eu era exagerada e doida. Mas o bm que aquela água com açúcar me fazia, ninguém sabe. Parecia que cada vez que eu sentia aquele gosto doce na boca, me acalmava cada vez mais. E as bolinhas anti-stress? Ficava três em cima da mesa. Eu estava totalmente preparada para uma questão que eu não sabia fazer. Era só beber água e apertar as bolinhas que a resposta vinha na minha cabeça. Cheguei a um ponto de só conseguir fazer prova com a valiosa garrafa de água em cima da mesa. Depois de uns tempos percebi que não era a água ou as bolinhas que me faziam ir bm, ou me acalmar. Era minha própra cabeça. Se eu tirasse a minha concetração da na minha ansiedade e colocasse na minha prova eu iria bm. Agora, faço provas sem garafa de água e sem bolinhas, me sinto mais confiante, e agora eu acredito em mim mesma.
Pq não tentam também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário